ATIVIDADES

Procurando permitir a todos quantos no visitam um profundo conhecimento sobre a Igreja e a Torre de S. Jorge do Castelo, disponibilizamos para o efeito um conjunto de actividades de carácter diversificado, levando-o a viajar no tempo proporcionando-lhe momentos de muita diversão, descoberta e emoção.

CONCERTO FIGO MADURO

O nosso primeiro concerto na Igreja de Santa Cruz do Castelo não poderia ter melhor estreia. A Banda FigoMaduro irá se encantar com as suas vozes, instrumentos e todo o seu talento. A sua primeira aparição pública foi a quase dezanove anos, aquando da visita do Papa João Paulo II a Portugal. Cinco anos mais tarde, em 2005, consolidaram o Grupo com os seus diversos estilos musicais: clássico, religioso, pop e tradicional. Desde então participaram em centenas de concertos, com destaque para: o Papa Bento XVI, em 2010, na Praça de São Pedro, em Roma 2013 e as diversas presenças em canais televisivos, nomeadamente a RTP, SIC e TVI. Com os FIGOMADURO voltamos a dar voz à Igreja de Santa Cruz!

Data do evento: 08/06/2019 | 16H00

Valor do Bilhete: 5 euros

Duração: 60 minutos

HÁ VIDA NO BAIRRO DO CASTELO

Após a primeira edição, em Janeiro, os moradores partilharam as suas histórias e memórias daquele que é um dos bairros mais antigos de Lisboa. Caminhámos pelas mesmas ruas que os viram crescer, pelas palavras das casas que já lá não estão, ou pelos vizinhos que agora habitam nas suas histórias. Esta atividade não é nossa, é do tempo. É da Dona Sara, D. Lurdes e do senhor António. Esta visita é para eles, os agentes culturais, os testemunhos vivos do tempo que se torna de todos. Caminhe connosco neste passeio pelas ruas do Castelo, que se ergue ao alto entre o Tejo e o passado. Conheça as ruas do Castelo a poesia das histórias que ainda semeiam todas as belas memórias das gentes do Castelo.

Data do evento: 27/07/2019 | 10H00

Valor do Bilhete: 5 euros (Visita Bairro + Igreja + Torre + Exposição)

EXCELENTES VINHOS TÊM EXCELENTES HISTÓRIAS

A Torre mais alta de Lisboa antiga, que se ergue na muralha do século XII, irá oferecer-lhe, longe de todas as multidões, uma experiência única e exclusiva para a História de Portugal: O vinho, resultado das tradições das diversas civilizações que aqui povoaram tornam o vinho português no maior "tesouro de castas locais". A sua vista panorâmica para o passado: a parte arqueológica do Castelo de São Jorge, o Mosteiro e Igreja de São Vicente, o Panteão Nacional e toda a envolvência dos bairros mais antigos de Lisboa, sem faltar o Rio Tejo, local de onde partiram os barcos à descoberta de outras terras. Toque nos sinos que há mais de 200 anos dão as horas a quem cá mora. Explore e viva a história de uma das cidades mais antigas da Europa.

Data do evento: Permanente | 18H00 - 19H15 ou 19H30 - 21H00

Valor do Bilhete: 90 euros por visitante

Importante: limitado a 8 participantes por prova. Reservas- máximo 24 horas de antecedência

Inauguração Sala de Multimédia

Contaremos então a história de 1147 até aos nossos dias. Viajaremos à época dos Cruzados, dos mistérios escondidos no Bairro, do Terramoto, dos incêndios, das transformações da Igreja e do São Jorge que desde a colina protege quem cá passa. Esta será a melhor forma de descobrir a história, de aprender para poder contá-la amanhã. Com suporte a uma das tecnologias de ponta entrará de forma imersiva no passado. Após a inauguração estarão todos convidados a cantar os parabéns!

Data do evento: 07/06/2019 | 11H00

Visita Autónoma

Pode visitar a Igreja e subir à torre de forma autónoma. Pode fazê-lo sozinho ou em família. Aproveite a visita e partilhe as suas fotos com a hashtag #chapeudebronze

Visitas guiadas

As visitas guiadas dão-lhe a conhecer a Igreja de Sta. Cruz do Castelo sob uma preceptiva personalizada das suas diversas realidades históricas, pois este templo está intimamente ligado à história da cidade de Lisboa. Estas visitas podem ser apresentadas em português, espanhol, inglês e francês.

Visitas de grupo guiadas

As visitas em grupo podem ser livres ou conduzidas por guias especializados. O percurso corresponde ao circuito geral da Igreja de Sta. Cruz do Castelo e os conteúdos poderão ser adaptados consoante o público a que se destinam. Estas estão disponíveis em 4 línguas: Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Workshops

A Igreja de Sta. Cruz do Castelo desenvolve durante todo o ano workshops vocacionados para os diversos públicos (crianças, jovens e adultos), associados à criatividade e a capacidade de desenvolver novas competências nas mais diversas áreas, contribuindo sempre para a valorização educativa do património cultural.